| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Serra e Cia / RJ
Desde: 25/08/2004      Publicadas: 906      Atualização: 01/07/2006

Capa |  BUSCA NA WEB  |  CACHOEIRAS DE MACACU  |  CLIMA / TEMPO  |  COMÉRCIO LOCAL  |  COTAÇÃO - DÓLAR  |  CURSOS GRÁTIS  |  DESTAQUES  |  DOWNLOADS  |  ESPAÇO GOSPEL  |  ESPORTE & CIA  |  GAMES  |  HOSPEDAR-SE  |  HUMOR  |  IMAGENS AO VIVO  |  IMÓVEIS  |  MODA ÍNTIMA I  |  MODA ÍNTIMA II  |  NOTÍCIAS  |  NOVA FRIBURGO  |  OPINIÃO  |  POINTS da SERRA  |  PROMOÇÕES  |  RESTAURANTES


 NOTÍCIAS

  01/11/2004
  0 comentário(s)


Produtos Tóxicos

É preciso ter cuidado com produtos químicos. Veja aqui os principais causadores de intoxicações e, em caso de dúvidas, consulte um Centro de Informações Toxicológicas.

Produtos TóxicosÁcidos corrosivos - São ácidos fortes, como ácido sulfúrico e ácido nítrico, por exemplo. Ingerir esses ácidos provoca dor de garganta forte, sede intensa, vômitos com sangue, dificuldade para engolir e falar. Na inalação há irritação na faringe e vias aéreas, o que pode dificultar a respiração.

Arsênico - A intoxicação acontece pela ingestão crônica excessiva de arsênico, encontrado em pesticidas e produtos químicos. Um dos sintomas é a perda de sensibilidade nos pés e nas mãos.

Cianeto - Está presente na fumaça de incêndio, em plantas -como o caroço de apricot-, laboratórios de pesquisa e indústrias. Os sintomas de intoxicação são dor de cabeça, tontura, náuseas, dor abdominal e ansiedade, seguidos por confusão mental, desmaio, convulsões, inconsciência e morte. Após a inalação, esses sintomas são imediatos, mas após a ingestão podem demorar de minutos a horas.

Chumbo - Esse metal é muito usado pela indústria na fabricação de tintas, plásticos, soldas etc. A intoxicação pode ocorrer através da pele, quando houver alguma ferida, ou por inalação. Os efeitos: tontura, irritabilidade, dor de cabeça, perda de memória e, nos casos mais agudos, sede intensa, sabor metálico na boca, inflamação gastro-intestinal, vômitos e diarréias. Em crianças, o chumbo provoca retardamento físico e mental, perda da concentração e diminuição da capacidade cognitiva. Em adultos são comuns problemas nos rins e aumento da pressão arterial.

Dióxido de Enxofre (SO2) - O dióxido de enxofre é um dos gases que mais poluem o ar e o principal componente da chuva ácida. Ele sai principalmente das refinarias de petróleo, fornos e caldeiras a óleo e a carvão e metalúrgicas. O SO2 se dissolve na secreção úmida do aparelho respiratório humano, chega a atingir os pulmões e, em quantidades maiores danifica os tecidos do órgão. Por isso, o SO2 causa doenças respiratórias e agrava as já existentes. Exposições prolongadas a baixas concentrações de SO2 têm sido associadas ao aumento da morbidade cardiovascular em pessoas idosas.

Dióxido de Nitrogênio (NO2) - Afeta tanto a saúde das plantas como das pessoas. Metade das emissões de NO2 provêm dos veículos, metade de automóveis e metade de veículos pesados. Os óxidos de nitrogênio em geral têm papel importante na formação de chuvas ácidas, sendo os responsáveis por 50% da acidificação das chuvas. Além disso, contribuem na formação do ozônio de baixa altitude. O NO2 afeta o crescimento e induz a lesões em plantas mais sensíveis, enquanto nas pessoas produz irritações das vias respiratórias, redução das funções pulmonares e aumento da susceptibilidade a infecções viróticas.

Ftalatos - São aditivos aos plásticos, especialmente ao PVC, que aumentam a flexibilidade e retardam as chamas, entre outras aplicações. Por não estarem quimicamente ligados ao plástico, os ftalatos podem vazar para o meio-ambiente. Em animais silvestres e de laboratórios, os ftalatos foram relacionados à redução de fertilidade, ao aborto, a defeitos congênitos, a contagem anormal de esperma, ao dano testicular e ao câncer do fígado e dos rins.

Fumaça de cigarro e nicotina - Existem 4.720 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro. A fumaça tragada pelo fumante, porém, tem menor quantidade dessas substâncias, por causa do filtro do cigarro. Já a que fica no ar tem três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e 50 vezes mais substâncias cancerígenas. Todo ano, muitas crianças vão parar nos hospitais porque comeram cigarro ou bituca de cigarro e se intoxicaram com a nicotina. O sintomas são vômitos, náuseas, dor de cabeça, dificuldade de respirar e dor de estômago.

Hidrocarbonetos - São combustíveis parcialmente queimados ou não queimados, emitidos pelos carros e pelos depósitos e sistemas de transporte de combustíveis. Podem ser cancerígenos -caso do benzeno- e causam irritação dos olhos, tosse e sonolência.

Inseticidas clorados - O contato direto, a ingestão ou inalação de inseticidas clorados causa irritabilidade, contrações musculares involuntárias, convulsões, alterações cardíacas, provocam lesões no fígado e nos rins, e, em doses mais altas podem levar ao coma e à morte.

Material particulado - É formado por partículas minúsculas, chamadas de partículas inaláveis (PIs), emitidas pelos escapamentos dos veículos e resultantes da queima incompleta de combustível. As partículas menores podem atingir os pulmões e causar asma, bronquite e até câncer. A presença no ar de algumas substâncias na forma de material particulado tende a agravar os efeitos de certos gases. O caso mais comum é o do dióxido de enxofre, cujo efeito nocivo é muito maior na presença de material particulado.

Mercúrio - Na natureza é encontrado em três formas: mercúrio elementar (vapor de mercúrio), sais orgânicos e sais inorgânicos. Os sais inorgânicos são usados como desinfetantes, antissépticos, em baterias e explosivos. Os sais orgânicos são usados nos diuréticos, inseticidas, fungicidas, em papéis e plásticos. O mercúrio elementar (vapor de mercúrio) é utilizado em indústrias de aparelhos eletrônicos e na extração mineral de ouro. É esta forma de mercúrio a responsável por grande número de intoxicações agudas e crônicas com graves seqüelas e até morte. Inalado, o mercúrio atinge o sistema nervoso central e provoca letargia, inquietação, febre, dor torácica, excitação, hiperreflexia, tremores, taquicardia e hipertensão. Os rins também podem ser prejudicados. A intoxicação também pode ocorrer pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente peixes.

Metais pesados - Os metais pesados são jogados na atmosfera pelos veículos e inclui, entre outros, níquel, cromo, cádmio, arsênico, chumbo, manganês e berílio. Alguns destes são extremamente tóxicos, mesmo em baixas concentrações. O acúmulo de metais pesados altera a química e biologia dos solos e afeta a saúde de plantas e animais. Os metais entram na alimentação humana por meio do consumo de carne, leite e peixes, causando sérios problemas à saúde.

Metanol - O metanol é um àlcool venenoso que muitas vezes é misturado a bebidas alcoólicas e também está presente em solventes, removedores e anticongelantes. No ínicio, a pessoa fica embriagada, mas depois de algumas horas apresenta confusão mental, respiração acelerada, convulsões e pode ficar inconsciente. Nos casos mais graves, há cegueira irreversível.

Monóxido de Carbono - O monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro e extremamente tóxico produzido pela queima incompleta do carbono presente nos combustíveis. A maior fonte de emissão de CO para a atmosfera são os carros, caminhões e ônibus. Ele reduz o transporte de oxigênio pelo sangue, provoca a diminuição da percepção, retardamento dos reflexos e sonolência. Causa enxaqueca e afeta o sistema nervoso central, o coração e a oxigenação dos órgãos. Em grandes doses é fatal.

Ozônio (O3) - É o principal componente da névoa fotoquímica comumente denominada de "smog" (smoke + fog). É o produto de reações químicas entre os compostos orgânicos voláteis (COVs) e os óxidos de nitrogênio na presença de luz solar. Tanto os COVs quanto os óxidos de nitrogênio são emitidos por veículos, indústrias químicas e lavanderias (porque utilizam solventes). Na atmosfera superior, o ozônio é benéfico pois forma uma barreira natural aos raios ultravioleta. Nos seres humanos, causa irritação dos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça, tosse e diminuição da função pulmonar.

Paraquat - Composto presente nos herbicidas mais usados no mundo. Ao ser ingerido é corrosivo, provocando queimação e úlceras da boca até o estômago. A inalação faz o pulmão endurecer dificultando progressivamente a respiração. E atenção: como o produto tem cor de Coca-Cola, há casos de crianças que tomam o produto pensando ser o refrigerante.

Pesticidas com Organofosfato - Os pesticidas com organofosfato são pulverizados em lavouras e usados em produtos domésticos. O simples contato com a pele já é suficiente para a absorção. O sintomas são: cólicas abdominais, diarréia, vômitos, salivação excessiva, sudorese, lacrimejamento, chiado no peito, fraqueza e mesmo convulsões. O doente pode apresentar parada respiratória e morrer subitamente.


  Mais notícias da seção Meio Ambiente no caderno NOTÍCIAS
16/12/2004 - Meio Ambiente - Guia interativo das mudanças climáticas
Super guia interativo. Veja a simulação das alterações climáticas em nosso planeta. Guia da BBC Brasil....
11/12/2004 - Meio Ambiente - Brasil e China revelam emissões de gases estufa
O Brasil e a China apresentaram detalhes de suas emissões de gases que causam o efeito estufa na conferência internacional sobre mudanças climáticas. ...
03/12/2004 - Meio Ambiente - Estudo sugere que transgênicos não prejudicam meio ambiente
Cientistas concluíram que não há indícios de que a plantação de transgênicos prejudique o meio ambiente, num dos maiores estudos sobre o assunto já realizados na Grã-Bretanha. ...
02/12/2004 - Meio Ambiente - Gases poluentes dobram riscos de aquecimento global, diz estudo
As emissões de gases poluentes mais do que dobraram os riscos das ondas de calor excessivo como as que assolaram a Europa em 2003, de acordo com um estudo feito por cientistas britânicos. No verão do hemisfério Norte do ano passado, as temperaturas chegaram a subir alguns graus Celsius – cinco graus, no caso da Suíça....
23/11/2004 - Meio Ambiente - Protocolo de Kyoto entra em vigor em 16 de fevereiro de 2005
O protocolo de Kyoto entrará em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, anunciou a ONU (Organização das Nações Unidas). O acordo precisava da ratificação da Rússia, que já apresentou os documentos necessários para que a redução da emissão de gases-estufa comece a valer....
19/11/2004 - Meio Ambiente - Ártico perde 8% de gelo em 30 anos, revela estudo
Degelo faz subir o nível dos oceanos. Pesquisadores mostram efeito acelerado do aquecimento na região ...
18/11/2004 - Meio Ambiente - Greenpeace
Conheça o Greenpeace. Afilie-se e faça a diferença....
30/10/2004 - Meio Ambiente - Limpeza do Rio Macaé - 21/09
Limpeza do Rio Macaé - 21/09 Foi realizado no dia 21 de setembro a Campanha de limpeza do Rio Macaé pelos atletas da AFRICA. Todos os anos fazemos a limpeza como forma de chamar a atenção das autoridades e também dos moradores, que contribuem em muito para a poluição....
18/09/2004 - Meio Ambiente - Passo a passo para montar uma ONG
Este manual atende à demanda de pessoas interessadas em fundar uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos (ONG), seja ela de finalidade ambiental, social, cultural, entre outras. Basta ter como objetivo o desenvolvimento de atividades de interesse público. Nele é demonstrado passo a passo como montar uma entidade, seus trâmites legais e ...



Capa |  BUSCA NA WEB  |  CACHOEIRAS DE MACACU  |  CLIMA / TEMPO  |  COMÉRCIO LOCAL  |  COTAÇÃO - DÓLAR  |  CURSOS GRÁTIS  |  DESTAQUES  |  DOWNLOADS  |  ESPAÇO GOSPEL  |  ESPORTE & CIA  |  GAMES  |  HOSPEDAR-SE  |  HUMOR  |  IMAGENS AO VIVO  |  IMÓVEIS  |  MODA ÍNTIMA I  |  MODA ÍNTIMA II  |  NOTÍCIAS  |  NOVA FRIBURGO  |  OPINIÃO  |  POINTS da SERRA  |  PROMOÇÕES  |  RESTAURANTES
Busca em

  
906 Notícias


DESTAQUES
 

ON LINE

 

teste


GAMES
 

Dicas de Jogos

 

Aqui você encontra as melhores dicas.


POINTS da SERRA
 

FIQUE POR DENTRO

 

teste


HUMOR
 

Imagens & Cia

 

Semelhanças


HOSPEDAR-SE
 

Hóteis - Nova Friburgo

 

Os melhores hotéis de Nova Friburgo você encontra aqui.


IMAGENS AO VIVO
 

Mundo

 

O mundo ao seu alcance. Dê uma espiada no que acontece no Brasil e no Mundo através do Site Serra e Cia.


DOWNLOADS
 

GAMES

 

Taxi 3: eXtreme Rush DEMO


RESTAURANTES
 

NOVA FRIBURGO

 

Nossa culinária


IMÓVEIS
 

IMÓVEIS / CACHOEIRAS DE MACACU

 

COMPRA / VENDA / LOCAÇÃO


CURSOS GRÁTIS
 

FIQUE POR DENTRO

 

Faça centenas de Cursos Grátis sem sair de casa


ESPORTE & CIA
 

FIQUE POR DENTRO

 

Últimas Notícias do Ataque


NOVA FRIBURGO
 

Conheça Melhor

 

Última parada: Nova Friburgo


CACHOEIRAS DE MACACU
 

Telefones Úteis

 

Vários Telefones Úteis da Cidade de Cachoeiras de Macacu


MODA ÍNTIMA I
 

Pólo Olaria

 

O melhor da Moda Íntima está aqui.